Mundo

Coreia do Sul confia em "sucesso" de encontro entre Trump e Kim

Segundo um porta-voz, a reunião pode garantir grandes avanços para a desnuclearização e a paz na península coreana

Kim: Singapura sediará a reunião dos dois líderes no próximo dia 12 de junho (Damir Sagolj/Reuters)

Kim: Singapura sediará a reunião dos dois líderes no próximo dia 12 de junho (Damir Sagolj/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de maio de 2018 às 06h32.

Última atualização em 11 de maio de 2018 às 06h34.

Seul - O governo da Coreia do Sul elogiou, nesta sexta-feira, a escolha de Singapura como sede para a cúpula entre Coreia do Norte e Estados Unidos, e expressou sua confiança em que a reunião seja um "sucesso" para conseguir a desnuclearização e a paz na península coreana.

Seul reagiu desta forma ao esperado anúncio realizado ontem pelo presidente americano, Donald Trump, onde ele revelou que o pequeno país asiático sediará a cúpula o próximo dia 12 de junho, após semanas de especulações sobre o local para o histórico encontro.

A Coreia do Sul mostrou sua "alegria" por este anúncio, e expressou a esperança de que o encontro permita "a desnuclearização e o estabelecimento da paz permanente" na península, segundo afirmou o porta-voz Kim Eui-kyeom.

Tanto Seul como o próprio Trump eram favoráveis de que a cúpula fosse realizada na Peace House, o edifício localizado na fronteira de Panmunjom e mesma sede da cúpula intercoreana no final do mês passado, e portanto considerado um dos lugares com mais condições de receber a reunião.

Na cúpula do último dia 27 de abril, os líderes das duas Coreias se comprometeram em conseguir a "desnuclearização total" da península e buscar um tratado de paz que encerre o confronto entre o Norte com o Sul e os EUA por causa da Guerra da Coreia, que encerrou em 1953 com um cessar-fogo, mas não com um tratado de paz.

A reunião em Singapura entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, será a primeira da história entre líderes dos dois países.

Por enquanto, os veículos de imprensa oficiais de Pyongyang guardaram silêncio sobre a data e o local da cúpula, algo habitual quando se trata de atividades do "líder supremo" norte-coreano.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unSingapura

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA