Mundo

Coreia do Norte volta a disparar mísseis de cruzeiro neste domingo

O lançamento aconteceu poucos dias após Pyongyang disparar vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo

O lançamento aconteceu poucos dias após Pyongyang disparar vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo (AFP/AFP)

O lançamento aconteceu poucos dias após Pyongyang disparar vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 28 de janeiro de 2024 às 08h48.

A Coreia do Norte disparou neste domingo (28) vários mísseis de cruzeiro, informou o Exército da Coreia do Sul, em um momento de grande tensão entre Pyongyang e Seul.

"Nossas Forças Armadas detectaram vários mísseis de cruzeiro não identificados disparados perto das águas que cercam a região norte-coreana de Sinpo às 8h00 de hoje" (20h00 de Brasília de sábado), afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado.

O lançamento aconteceu poucos dias após Pyongyang disparar vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo, o que o país classificou de nova geração de mísseis de cruzeiro estratégicos.

O Norte intensificou os testes de armas durante janeiro, incluindo o que chamou de "sistema de armas nucleares subaquáticas" e um míssil balístico hipersônico que utiliza combustível sólido.

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que o lançamento está sendo analisado pelas autoridades de inteligência do Sul e dos Estados Unidos, que também "monitoram outros movimentos e atividades da Coreia do Norte".

Ao contrário dos mísseis balísticos norte-coreanos, os testes de mísseis de cruzeiro não estão proibidos pelas sanções da ONU.

Os mísseis de cruzeiro são frequentemente propulsionados por motores a jato e voam a altura menor que os mísseis balísticos, o que dificulta a detecção e interceptação.

Pyongyang anunciou na quinta-feira que executou um dia antes o primeiro teste de uma nova geração de mísseis estratégicos de cruzeiro, o Pulhwasal-3-31.

O teste foi parte de um "processo de constante atualização do sistema de armas e uma atividade regular e obrigatória", afirmou a agência oficial KCNA.

A agência não divulgou quantos mísseis foram lançados na ocasião.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do Norte

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA