Mundo

Coreia do Norte põe metralhadoras dos EUA em navios, diz Sul

Acredita-se que as metralhadoras Gatlking instaladas pela Coreia do Norte são do modelo de 12,7mm fabricadas pela empresa americana General Electric


	Coreia do Norte: "Observamos a Coreia do Norte substituir seus velhos sistemas de armamento por este sistema de canhão rotativo"
 (KCNA / Reuters)

Coreia do Norte: "Observamos a Coreia do Norte substituir seus velhos sistemas de armamento por este sistema de canhão rotativo" (KCNA / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 09h08.

Seul - A Coreia do Norte começou a instalação das metralhadoras Gatling, dos Estados Unidos, em seus navios localizados na fronteira, informaram nesta terça-feira fontes militares da Coreia do Sul, que não sabem como o regime de Kim Jong-un conseguiu se apossar dessas armas perigosas, apesar das sanções da ONU.

"Observamos a Coreia do Norte substituir seus velhos sistemas de armamento por este sistema de canhão rotativo" em alguns navios perto do paralelo 38 que divide os dois países, afirmou uma fonte à agência de notícias local "Yonhap".

Se por um acaso os mais de 380 navios norte-coreanos que patrulham as águas da fronteira venham ter essas metralhadoras, "pode representar uma ameaça adicional para nossa Marinha", advertiu o informante.

Acredita-se que as metralhadoras Gatlking instaladas pela Coreia do Norte são do modelo de 12,7mm fabricadas pela empresa americana General Electric, e realizam até 2 mil disparos por minuto e atingem alvos de entre cinco e seis quilômetros de distância.

A nova arma elevaria consideravelmente a capacidade de ataque dos navios norte-coreanos, que em geral contam com antigos canhões de artilharia de uso manual.

As forças conjuntas da Coreia do Sul e Estados Unidos abriram uma investigação para descobrir como a Coreia do Norte conseguiu se apossar dessas metralhadoras, já que seu comércio de armas é severamente restringido há anos pelas sanções do Conselho de Segurança da ONU.

Outra fonte afirmou à "Yonhap" que a Coreia do Norte também procura equipar seus navios de combate de tecnologias furtivas, como a vizinha Coreia do Sul, que começou a implantação de embarcações de alta velocidade com esse recurso.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal