Mundo

Coreia do Norte nomeia novo ministro do Carvão

Coreia do Norte anunciou a substituição do ministro do Carvão, relacionada provavelmente com a punição do tio do líder Kim Jong-Un

Militares montam guarda junto a montanha de carvão: mudança pode estar relacionada com execução do tio e mentor de Kim Jong-Un, Jang Song-Thaek (Wang Zhao/AFP)

Militares montam guarda junto a montanha de carvão: mudança pode estar relacionada com execução do tio e mentor de Kim Jong-Un, Jang Song-Thaek (Wang Zhao/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 07h48.

Seul - A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira a substituição do ministro do Carvão, relacionada provavelmente com a punição do tio do líder Kim Jong-Un, acusado de tentar tomar o controle das exportações desta matéria-prima.

A agência oficial KCNA apresentou Mun Myong-Hak como "ministro da Indústria do Carvão".

A última vez em que esta agência mencionou o ministro do Carvão foi no ano passado, quando Rim Nam-Su, cujo paradeiro é desconhecido, ocupava o cargo.

Esta mudança pode estar relacionada com a espetacular execução no mês passado do tio e mentor de Kim Jong-Un, Jang Song-Thaek.

Segundo o chefe dos serviços secretos sul-coreanos, Nam Jae-Joon, esta punição ocorreu depois que Jang quis tomar o controle das lucrativas exportações de carvão norte-coreano.

"Provavelmente, tudo isso é parte de uma remodelação ministerial relacionada com a punição de Jang", afirmou em declarações à AFP Chang Yong-Seok, investigador do Instituto pela Paz e Reunificação da Universidade Nacional de Seul.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorCoreia do NorteExportações

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame