Mundo

Coreia do Norte lança 5º míssil de curto alcance em 3 dias

O regime norte-coreano lançou nesta segunda-feira pelo terceiro dia consecutivo um míssil de curto alcance nas águas do Mar do Leste (Mar do Japão) a partir de sua costa oriental

Míssil terra-ar sendo lançado durante treinamento militar na Coreia do Norte
 (Kns/AFP)

Míssil terra-ar sendo lançado durante treinamento militar na Coreia do Norte (Kns/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 06h20.

Seul - O regime norte-coreano lançou nesta segunda-feira pelo terceiro dia consecutivo um míssil de curto alcance nas águas do Mar do Leste (Mar do Japão) a partir de sua costa oriental, informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

O de hoje é o quinto míssil deste tipo que a Coreia do Norte dispara desde a partir da mesma área nos três últimos dias, depois que no sábado lançou três projéteis e outro ontem.

Estas manobras foram consideradas como os primeiros gestos beligerantes por parte do regime de Pyongyang, após um período de várias semanas nas quais rebaixou notavelmente o tom de sua última campanha de ameaças bélicas contra Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

"A Coreia do Norte novamente lançou o que aparenta ser um míssil KN-02 de curto alcance", explicou um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano em declarações publicadas pela agência "Yonhap".

"Estamos vigiando de perto os movimentos do Exército norte-coreano em caso de acontecerem mais lançamentos", acrescentou o porta-voz de Defesa.

O KN-02 é um míssil balístico de curto alcance desenvolvido a partir de tecnologia da era soviética e com alcance de cerca de 150 quilômetros.

O lançamento foi reportado imediatamente à presidente sul-coreana, Park Geun-hye, cujo escritório pediu ao Norte para não continuar agravando a atual situação com estes lançamentos.

"Sejam lançamentos de teste ou uma demonstração de força, a Coreia do Norte não deveria realizar atos que aumentem a tensão", disse Kim Jang-soo, diretor do Escritório de Segurança Nacional, que depende diretamente da Presidência sul-coreana. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)JapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai