Mundo

Coreia do Norte desenvolve mísseis lançados de submarinos

Desenvolvimento deste tipo de submarinos permitiria à Coreia do Norte lançar mísseis para além da península coreana

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, durante cerimônia em Pyongyang: desenvolvimento deste tipo de submarinos permitiria à Coreia do Norte lançar mísseis para além da península coreana (AFP)

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, durante cerimônia em Pyongyang: desenvolvimento deste tipo de submarinos permitiria à Coreia do Norte lançar mísseis para além da península coreana (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 08h24.

Seul - A Coreia do Norte está desenvolvendo um sistema de mísseis lançados a partir de submarinos, indicou nesta sexta-feira um instituto de investigação dos Estados Unidos baseando-se em imagens de satélites.

As imagens, detectadas pela primeira vez em julho do ano passado, mostram um novo submarino norte-coreano no qual aparecem um ou dois tubos que podem servir para lançar mísseis balísticos ou de cruzeiro, indicou o instituto EUA-Coreia da universidade John Hopkins.

"A embarcação pode servir como uma área de testes para o lançamento de mísseis contra a terra, uma tecnologia que se funcionar pode se integrar posteriormente a um novo tipo de submarinos", disse o instituto em seu site.

O desenvolvimento deste tipo de submarinos permitiria à Coreia do Norte lançar mísseis para além da península coreana.

No entanto, o instituto indicou que Pyongyang ainda não tem essa capacidade e que seu desenvolvimento representa "um esforço muito caro que precisa de muito tempo" e que não tem garantias de sucesso.

A pequena frota norte-coreana de submarinos está composta por equipamentos obsoletos da antiga União Soviética e por embarcações chinesas modificadas.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles

Exército de Israel autoriza plano de retirada em Gaza, e Netanyahu negocia cessar-fogo

Com discurso contra a extrema-direita, Scholz é confirmado como candidato social-democrata