Mundo

Coreia do Norte ameaça dar resposta sem precedentes a exercícios militares de EUA e Coreia do Sul

A advertência aconteceu antes de uma reunião técnica prevista para a próxima semana em Washington, na qual os dois aliados discutirão possíveis respostas ao uso de armas nucleares pela Coreia do Norte

Coreia do Norte: O regime de Pyongyang critica há muitos anos os exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul, que considera o treinamento para uma invasão (AFP/AFP)

Coreia do Norte: O regime de Pyongyang critica há muitos anos os exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul, que considera o treinamento para uma invasão (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 07h13.

A Coreia do Norte ameaçou nesta sexta-feira , 17, apresentar uma resposta "sem precedentes" aos próximos exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que o país considera preparativos para a guerra.

A advertência aconteceu antes de uma reunião técnica prevista para a próxima semana em Washington, na qual os dois aliados discutirão possíveis respostas ao uso de armas nucleares pela Coreia do Norte.

O regime de Pyongyang critica há muitos anos os exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul, que considera o treinamento para uma invasão.

"São preparativos para uma guerra de agressão", afirmou um porta-voz do ministério norte-coreano das Relações Exteriores em um comunicado.

Se Washington e Seul prosseguirem com os exercícios, ambos "enfrentarão contra-ataques persistentes e enérgicos sem precedentes", acrescenta o texto.

Os exercícios da próxima semana serão concentrados no "planejamento conjunto, gestão conjunta e resposta conjunta, com os ativos nucleares de Washington" em caso de um ataque nuclear por parte da Coreia do Norte, afirmou à AFP um funcionário do ministério sul-coreano da Defesa.

No governo do presidente Yoon Suk Yeol, a Coreia do Sul intensificou os exercícios militares com os Estados Unidos, que haviam sido reduzidos durante a pandemia de covid.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico