Mundo

Cooperação com China atinge "níveis sem precedentes", diz Putin

Os dois países assinaram uma série de acordos de cooperação, em questões econômicas, de transporte, espacial e energia nuclear

Putin e Xi Jinping: os dois líderes assinaram um comunicado prometendo "aprofundar suas consultas em questões de estabilidade estratégica" (Greg Baker-Pool/Getty Images)

Putin e Xi Jinping: os dois líderes assinaram um comunicado prometendo "aprofundar suas consultas em questões de estabilidade estratégica" (Greg Baker-Pool/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de junho de 2018 às 16h18.

Pequim - A cooperação entre a Rússia e a China está em níveis históricos, afirmou o presidente Vladimir Putin ao presidente chinês, Xi Jinping. Segundo Putin, a cooperação com Pequim "é uma das maiores prioridades e atingiu um nível sem precedentes".

Xi disse que os dois países têm tomado o desenvolvimento das relações como uma prioridade. Os dois líderes assinaram um comunicado prometendo "aprofundar suas consultas em questões de estabilidade estratégica" e também "expandir a cooperação contraterrorismo" e combater o terrorismo.

A nota conjunta ainda critica os Estados Unidos por sua decisão de retirar o Irã do acordo nuclear. Os dois países disseram que pretendem manter a iniciativa viva e ampliar o comércio com o Irã.

Os dois países assinaram uma série de acordos de cooperação, em questões econômicas, de transporte, espacial e energia nuclear. Eles incluem a construção de mais dois reatores na usina nuclear chinesa de Tianwan, além de mais reatores em outro local. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ChinaRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado