Mundo

Conversa entre Irã e AIEA não mostra progresso real

País disse à agência que deseja alcançar resultados substanciais dentro de poucos meses nas conversações


	Sede da AIEA: Irã e AIEA descreveram as negociações como "construtivas" e disseram que vão se reuniu novamente em 28 de outubro
 (Joe Klamar/AFP)

Sede da AIEA: Irã e AIEA descreveram as negociações como "construtivas" e disseram que vão se reuniu novamente em 28 de outubro (Joe Klamar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 08h54.

Viena - A agência nuclear da ONU e o Irã aparentemente avançaram pouco nas conversas da semana passada e ainda não se sabe se a atitude mais positiva de Teerã ajudará a resolver um prolongado impasse, disseram diplomatas nesta quarta-feira.

O Irã disse à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na reunião de sexta-feira que deseja alcançar resultados substanciais dentro de poucos meses nas conversações sobre um inquérito da agência a respeito da suspeita de que a República Islâmica busque construir uma bomba atômica, de acordo com um diplomata.

Mas esse diplomata e outros que foram informados sobre as discussões realizadas a portas fechadas destacaram que as esperanças também cresceram antes de encontros entre Irã e AIEA no início de 2012, mas foram por água abaixo pelo que as potências ocidentais disseram ser uma tática de bloqueio do Irã. Teerã nega buscar uma arma nuclear.

As primeiras conversas entre Irã e AIEA desde que Hassan Rouhani assumiu a Presidência do Irã foram observadas de perto pelo Ocidente em busca de qualquer sinal de mudança por parte de Teerã em relação à postura desafiadora de seu antecessor, o linha-dura Mahmoud Ahmadinejad.

Irã e AIEA descreveram as negociações como "construtivas" e disseram que vão se reuniu novamente em 28 de outubro, mas não deram detalhes.

Acompanhe tudo sobre:AIEAÁsiaIrã - PaísONU

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos