Mundo

Controle de radiação vai ser reforçado em Fukushima

Decisão surgiu depois de ter sido detectado, em julho, um aumento das substâncias radioativas na água do mar do porto para níveis de radiação

Usina de energia nuclear (Getty Images)

Usina de energia nuclear (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2013 às 15h15.

Tóquio – A empresa gestora da central nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), vai reforçar o controle dos níveis de radiação no porto em frente aos reatores, depois de ter detectado um aumento das substâncias radioativas nessa zona.

A Tepco vai conduzir, durante uma semana, controles diários de radiação em cinco pontos diferentes do porto, situado em frente aos reatores, informou a companhia.

Essa decisão surgiu depois de ter sido detectado, em julho, um aumento das substâncias radioativas na água do mar do porto para níveis de radiação que chegaram a 160 becqueréis por litro de Césio 137, enquanto o limite legal é 90.

Os técnicos da Tepco consideram que este aumento dos níveis de radiação pode estar relacionado aos trabalhos realizados na zona do Reator 2 para evitar mais fugas de água contaminada para o mar.

Além do aumento dos níveis de radiação e das fugas de água contaminada, a Tepco registrou, em apenas uma semana, quatro incidentes provocados por erros humanos, o que gerou fortes críticas por parte da Autoridade de Regulação Nuclear japonesa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaJapãoPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Serviço Secreto dos EUA descobre plano do Irã para assassinar Trump, diz CNN; segurança é reforçada

Homem é morto a tiros por policial perto da Convenção Republicana

'Mal posso esperar para o 2º debate contra Biden', diz estrategista de Trump

Participantes do comício de Trump avistaram atirador quase 2 minutos antes dos disparos

Mais na Exame