Menino olha ruínas de sua escola em Aleppo: 97 facções armadas que pertencem à CSN se comprometeram a respeitar a trégua (Khalil Ashawi / Reuters)
Da Redação
Publicado em 1 de março de 2016 às 09h43.
Beirute - Combates entre as forças do regime e facções rebeldes islâmicas explodiram na madrugada desta terça-feira nos arredores do bairro de Suleiman Halabi, em Aleppo, a maior cidade do norte da Síria, no quarto dia da trégua, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Os grupos armados dispararam projéteis contra áreas sob controle dos soldados do governo, que, por sua vez, abriram fogo de artilharia contra o distrito de Al Sahur.
No norte da província de Aleppo, organizações armadas opositoras jogaram foguetes de forma intensa contra as cidades de Bashamra e Basufan, nos arredores do enclave curdo-sírio de Afrin.
No sábado entrou em vigor na Síria um cessar-fogo, estipulado por Estados Unidos e Rússia, e aceito pelo governo de Damasco e pela Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal aliança opositora, e a expectativa é que dure pelo menos duas semanas.
97 facções armadas que pertencem à CSN se comprometeram a respeitar a trégua.
Segundo o porta-voz da CSN, Riad Agha, entre esses grupos estão as brigadas do moderado Exército Livre Sírio (ELS) e as duas principais facções islâmicas, o Exército do Islã e o Movimento Islâmico dos Livres de Sham.
Ontem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "de maneira geral" a cessação das hostilidades estava sendo cumprida na Síria, apesar de terem constatado "incidentes" no terreno.