Mundo

Consumo privado não impulsiona crescimento japonês

Sem mercado interno forte, o Japão fica muito dependente das exportações e dos investimentos de capital para tentar consolidar a recuperação de sua economia. O PIB do Japão cresceu 0,1% no terceiro trimestre

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O consumo das famílias japonesas no terceiro trimestre foi muito mais baixo do que o esperado, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (8/12). Para o jornal britânico Financial Times, o resultado traz maiores preocupações de que o Japão permaneça muito dependente das exportações e dos investimentos de capital para reanimar a já vacilante recuperação econômica.

O consumo privado entre julho e setembro avançou apenas 0,2% (taxa anualizada). A estimativa dos mercados era de um crescimento de 0,9% e vinha sendo alardeada como o consolo de um trimestre com fraco desempenho. O Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu apenas 0,1% no terceiro trimestre, depois de uma pequena queda no segundo. Já os gastos em capital, que permanecem fortes nos setores exportadores, cresceu à taxa anualizada de 4,3% no terceiro trimestre.

O Financial Times ainda menciona uma pesquisa do Banco do Japão sobre o mercado de trabalho. De acordo com o estudo, o crescimento econômico não se traduziu em melhores salários graças à maior flexibilidade trabalhista - o número de empregados em meio período cresceu 30% nos últimos cinco anos. Além disso, o volume de financiamentos bancários encolheu 2,9% em novembro, sobre mesmo mês do ano passado. É o 47º mês de declínio consecutivo. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame