Mundo

Consumo de gás natural sobe 33% em comparativo anual

Segundo Abegás, consumo de gás natural no Brasil totalizou 64,558 milhões de metros cúbicos por dia


	Chaminé de usina termelétrica em Manaus: acréscimo da demanda na comparação anualizada continua a ser impulsionado pela geração termelétrica
 (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

Chaminé de usina termelétrica em Manaus: acréscimo da demanda na comparação anualizada continua a ser impulsionado pela geração termelétrica (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 21h29.

São Paulo - O consumo de gás natural no Brasil totalizou 64,558 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em julho, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) na noite desta terça-feira, 20. O montante representa acréscimo de 32,7% sobre julho do ano passado, mas é 10,9% inferior ao consumo em junho deste ano.

O acréscimo da demanda na comparação anualizada continua a ser impulsionado pela geração termelétrica. A destinação de gás natural às térmicas totalizou 23 milhões de m³/d em julho, um salto de 171,8% em relação a julho de 2012. Outro destaque foi a alta de 434,5% na categoria Outros, constituída basicamente pelas térmicas que não são faturadas pelas distribuidoras, como Araucária (PR), com consumo de 2,3 milhões de m³/d.

O forte consumo de gás pelas térmicas reflete uma tendência vista desde o fim de 2012, quando o governo federal decidiu acionar todas as usinas disponíveis para garantir o suprimento de energia em função das chuvas fracas na ocasião. Pouco a pouco, porém, o governo tem desligado as térmicas, o que contribui para a queda do consumo de gás em julho na comparação com junho.

O destaque negativo do levantamento do mês passado ficou com a indústria, com consumo total de 28,8 milhões de m³/d. O montante representa uma queda de 0,11% em relação a julho de 2012 e de 0,32% na comparação com junho deste ano. O consumo residencial, por outro lado, cresceu 12,7% na comparação anualizada e alcançou 1,18 milhão de m³/d. Em relação a junho deste ano, o consumo se expandiu 5,6%.

A Região Sudeste concentra a maior média de consumo do energético, com volume de 43,1 milhões de m³/d, seguida pela Região Nordeste, com 10,8 milhões de m?/d. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte consumiram 5,8 milhões de m³/d, 3,3 milhões de m³/d e 1,5 milhão de m³/d, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisGás

Mais de Mundo

Brasil assina acordo para trazer gás natural da Argentina ao mercado brasileiro

No RJ, presidente chinês afirma que mundo adentra um 'período de turbulência e mudança'

Na Alemanha, cachorros pagam impostos — e governo já arrecadou R$ 2,6 bilhões

O que é e o que faz o G20, grupo que reúne 85% do PIB global?