Mundo

Consumo de eletricidade cresce 6,3% em novembro

A ocorrência de temperaturas elevadas impulsionou o consumo do setor de comércio e serviços e também das residências, que registraram a maior expansão do ano neste mês


	Energia elétrica: as indústrias também apresentaram consumo maior, de 15.508 GWh em novembro, 0,2% acima do mesmo mês de 2011
 (Getty Images)

Energia elétrica: as indústrias também apresentaram consumo maior, de 15.508 GWh em novembro, 0,2% acima do mesmo mês de 2011 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 13h51.

São Paulo - O consumo de energia elétrica no Brasil em novembro atingiu 38,7 mil gigawatts-hora (GWh), o que representa um crescimento de 6,3% ante o verificado em igual mesmo mês de 2011, na maior taxa registrada neste ano, informou nesta sexta-feira (28) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Conforme a EPE, a ocorrência de temperaturas elevadas impulsionou o consumo do setor de comércio e serviços e também das residências, que registraram a maior expansão do ano neste mês.

A classe comercial registrou expansão de 13,7% frente a novembro do ano passado, na maior taxa de crescimento para o mês de novembro na série constituída pela empresa desde 2005. Já no segmento residencial, o aumento do consumo foi de 9,9%.

"O aumento da renda e a estabilidade no emprego são fatores que explicam o aumento estrutural do consumo das famílias: aumentou o estoque de eletrodomésticos nas residências, especialmente de condicionadores de ar. A expectativa de recordes nas vendas do setor de climatização residencial sugere uma participação crescente desses equipamentos", afirmou a EPE em sua mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada nesta sexra.

As indústrias também apresentaram consumo maior, de 15.508 GWh em novembro, 0,2% acima do mesmo mês de 2011, na primeira taxa positiva após cinco quedas consecutivas. Na série livre de influências sazonais, houve avanço de 0,6% frente a outubro, o que pode ser um sinal de recuperação do nível de atividade industrial, conforme destaca a EPE, lembrando que em outubro foi apurado crescimento de apenas 0,1%.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia