Mundo

Conservador Mario Abdo Benítez vence eleições no Paraguai

O candidato do governante Partido Colorado foi eleito com 46,49% dos votos, contra 42,72% para o liberal Efraín Alegre

Paraguai: os resultados parciais dão também a vitória ao Partido Colorado na maioria dos 17 departamentos do país (Mario Valdez/Reuters)

Paraguai: os resultados parciais dão também a vitória ao Partido Colorado na maioria dos 17 departamentos do país (Mario Valdez/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de abril de 2018 às 06h48.

Última atualização em 23 de abril de 2018 às 10h34.

Assunção - O candidato do governante Partido Colorado, o conservador Mario Abdo Benítez, é o presidente eleito do Paraguai, apurados 96% dos votos, anunciou neste domingo Jaime Bestard, presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Bestard disse em entrevista coletiva que os resultados oficiosos, faltando a apuração de menos de mil urnas, tornam "irreversível" a vitória de Benítez.

A autoridade eleitoral falou com a imprensa quando os resultados preliminares davam 46,49% dos votos a Benítez, contra 42,72% para o liberal Efraín Alegre, 3% de diferença sobre o candidato da aliança opositora Ganar.

Benítez ocupará a partir de agosto, quando tomar posse, a Presidência do Paraguai pelos próximos cinco anos junto com Hugo Velázquez, ex-presidente da Câmara de Deputados e vice-presidente eleito do país.

Os resultados parciais dão também a vitória ao Partido Colorado na maioria dos 17 departamentos do país, cujos governos também estão em disputa no pleito.

O partido conseguiu uma importante, embora apertada vitória no departamento Central, até agora um reduto liberal, e que representa cerca de 25% dos votos do país.

Em uma eleição na qual não há segundo turno, mais de quatro milhões de paraguaios foram convocados às urnas para escolher além desses cargos o novo Congresso (Senado e Câmara de Deputados) e os representantes do Parlasur (Parlamento do Mercosul).

Os resultados do Congresso serão conhecidos a partir da próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesParaguai

Mais de Mundo

Eleições EUA: Kamala tem 44% das intenções de voto e Trump, 42%, diz pesquisa Reuters/Ipsos

O medo da 'uberização' da prostituição em uma Paris olímpica

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Mais na Exame