Mundo

Conselho Europeu prepara novo pacote de sanções à Rússia

Zelensky adicionou que estão sendo realizados planos para melhor utilizar os bens russos congelados na reconstrução da Ucrânia

Zelensky: a UE "não será mais intimidada pelo Kremlin" (Anna Moneymaker/Getty Images)

Zelensky: a UE "não será mais intimidada pelo Kremlin" (Anna Moneymaker/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de fevereiro de 2023 às 14h26.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2023 às 14h41.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou que um "novo pacote de sanções à Rússia está sendo desenvolvido neste momento", em encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Kiev. A entrada da Ucrânia na União Europeia (UE) pode acontecer "em breve", também segundo Michel.

Durante a 24ª Cúpula UE-Ucrânia, Zelensky anunciou ao lado dos convidados que a próxima sanção contra a Rússia "foi discutida mais a fundo", com o presidente do Conselho Europeu confirmando que este será o décimo pacote e que o bloco "não será mais intimidado pelo Kremlin".

Von der Leyen enfatizou que todos os crimes de guerra cometidos pela Rússia "estão sendo analisados, para garantir que os agressores sejam devidamente punidos".

Zelensky adicionou que estão sendo realizados planos para como melhor utilizar os bens russos congelados na reconstrução da Ucrânia.

O presidente ucraniano ainda afirmou que espera que as negociações quanto à integração da Ucrânia à UE "comecem neste ano", o que foi confirmado tanto por Michel como von der Leyen, com o primeiro dizendo que estão trabalhando para que a entrada da Ucrânia ao bloco seja concluída "o mais breve possível".

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaUnião EuropeiaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado