Mundo

Conselho de Segurança da ONU se reunirá após teste nuclear

Além deles, outros dois foram realizados em 2009 e 2013, e todos desrespeitam as resoluções impostas pelo Conselho de Segurança


	Kim Jong-Un ri junto a militares da Coreia do Norte: de acordo com dados da ONU, este foi o quarto teste nuclear norte-coreano desde 2006
 (KNS/AFP)

Kim Jong-Un ri junto a militares da Coreia do Norte: de acordo com dados da ONU, este foi o quarto teste nuclear norte-coreano desde 2006 (KNS/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 12h46.

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU realizará nesta quarta-feira uma reunião de emergência, a portas fechadas, para analisar a situação criada pelo teste nuclear da Coreia do Norte, disseram à Agência Efe fontes do órgão.

A reunião terá início às 11h locais (14h em Brasília), afirmaram as fontes do Conselho de Segurança consultadas pela Efe.

A Coreia do Norte anunciou hoje em sua emissora estatal de televisão que realizou o primeiro teste com uma bomba nuclear de hidrogênio, pouco depois da detecção de um terremoto de magnitude 4,9 graus na escala Richter no nordeste do país, como consequência da operação atômica.

A reunião do Conselho de Segurança da ONU foi pedida pelo Japão, país que se uniu neste ano ao principal órgão de decisão das Nações Unidas, e também pelos Estados Unidos, que têm uma cadeira permanente no conselho.

De acordo com dados da ONU, este foi o quarto teste nuclear norte-coreano desde 2006.

Além deles, outros dois foram realizados em 2009 e 2013, e todos desrespeitam as resoluções impostas pelo Conselho de Segurança.

A ONU criou em 2006 um comitê especial com o objetivo de supervisionar a aplicação das sanções impostas pelo Conselho de Segurança ao regime de Pyongyang, entre eles um embargo de armas, a proibição de certos serviços financeiros e a venda de artigos de luxo ao país.

Além disso, várias personalidades foram proibidas de viajar ao estrangeiro e tiveram seus bens congelados.

O Conselho de Segurança é presidido neste mês pelo Uruguai, que acaba de se reincorporar ao órgão após 50 anos de ausência.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteTestes nucleares

Mais de Mundo

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo