Mundo

Condenados militares que torturaram pai de Bachelet

Justiça determinou que Ramon Caceres Jorquera e Edgar Cevallos Jones sejam presos pela tortura de Alberto Bachelet em 1974


	Michelle Bachelet: pai da presidente do Chile foi preso por traição durante a ditadura militar de Augusto Pinochet
 (Rodger Bodch/AFP)

Michelle Bachelet: pai da presidente do Chile foi preso por traição durante a ditadura militar de Augusto Pinochet (Rodger Bodch/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2014 às 20h43.

Santiago - Dois militares da reserva chilenos foram condenados à prisão pela tortura e morte do pai da presidente do Chile, Michelle Bachelet.

O juiz Mario Carroza determinou que Ramon Caceres Jorquera e Edgar Cevallos Jones sejam presos por três e dois anos, respectivamente, pela tortura de Alberto Bachelet em 1974. O tempo máximo de sentença é de cinco anos.

Bachelet foi preso por traição durante a ditadura militar de Augusto Pinochet porque se opôs ao golpe que depôs o presidente socialista Salvador Allende.

O regime também prendeu Michele, então com 23 anos, e sua mãe, Angela Jeria. As mulheres foram torturadas em uma prisão secreta por duas semanas antes de fugirem para o exílio.

"O fato de que o julgamento terminou e que a verdade que saíamos desde o começo finalmente foi conhecida me dá muita tranquilidade", afirmou Angela a uma emissora de TV local.

"Ao mesmo tempo, me dá esperança de que a justiça vá ser feita para todos aqueles que foram presos com o meu marido e todos os outros que sofreram tortura e repressão", acrescentou.

De acordo com documentos, os militares prenderam Bachelet na Academia de Guerra da Força Aérea, mantendo-o amarrado e com uma venda, sem água, além de o ameaçarem com uma arma por horas.

O estresse agravou seus problemas cardíacos e levaram à sua morte em março de 1974.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDitaduraJustiçaMichelle Bachelet

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame