Mundo

Como são escolhidos os ganhadores do prêmio Nobel?

Idealizada pelo sueco Alfred Nobel, a premiação é entregue às pessoas "que, no ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade”

Prêmio Nobel: Os prêmios podem ser compartilhados por até três pessoas (ANGELA WEISS/Reuters)

Prêmio Nobel: Os prêmios podem ser compartilhados por até três pessoas (ANGELA WEISS/Reuters)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 2 de outubro de 2023 às 11h54.

Os vencedores do Prêmio Nobel 2023 começaram a ser revelados nesta segunda-feira, 2. A bioquímica húngara Katalin Karikó e o pesquisador norte-americano Drew Weissman receberam o Nobel de Medicina por seus trabalhos sobre RNA mensageiro (RNAm) por abriram o caminho para o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19. Os anúncios dos prêmios são transmitidos ao vivo no site e nas redes sociais da organização.

Idealizada pelo sueco Alfred Nobel, a premiação é entregue às pessoas "que, no ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade”. Em 1895, antes de morrer, o cientista definiu em seu testamento que a maior parte da sua fortuna deveria ser doada para uma série de prêmios de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. O Nobel começou a ser entregue em 1901, com a adição do prêmio de Economia em 1968.

Os concorrentes e vencedores são escolhidos por instituições definidas pelo testamento de Nobel: Entre elas estão Real Academia Sueca de Ciências para os prêmios de Química, Física e Economia; o Instituto Karolinska para o prêmio de Medicina; a Academia Sueca para o de Literatura; além de um comitê de cinco pessoas eleitas pelo parlamento norueguês para o prêmio da Paz. 

Os prêmios podem ser compartilhados por até três pessoas e não podem ser entregues a pessoas que já morreram. Apenas cinco pessoas receberam o prêmio duas vezes: Marie Curie (de Física, em 1903, e de Química, em 1911), Linus Pauling (de Química, em 1954, e da Paz, em 1962), John Bardeen (de Física, em 1956 e em 1972), Frederik Sanger (de Química, em 1958 e 1980) e Barry Sharpless (de Química, em 2001 e 2022). Já foram entregues 615 prêmios para 989 pessoas ou organizações.

Confira as datas dos anúncios do Prêmio Nobel 2023:

  • Fisiologia ou Medicina

A bioquímica húngara Katalin Karikó e o médico norte-americano Drew Weissman receberam o prêmio Nobel de Medicina por descobertas que levaram ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19

  • Física

Terça-feira, 3, a partir de 6h45, no horário de Brasília

  • Química

Quarta-feira, 4, a partir de 6h45, no horário de Brasília

  • Literatura

Quinta-feira, 5, a partir de 8h, no horário de Brasília

  • Paz

Sexta-feira, 6, a partir de 06h, no horário de Brasília

  • Ciências econômicas

Segunda-feira, 9, a partir de 06h45, no horário de Brasília

Acompanhe tudo sobre:Prêmio NobelNobel

Mais de Mundo

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional

Bruxelas diz que negociação com Mercosul está progredindo, mas não dá prazo para conclusão

EUA criticam mandados de prisão da Corte de Haia contra Netanyahu e ex-ministro

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas