Como foi a última bênção de Bento XVI em 15 imagens
Em seu último Angelus, a tradicional bênção papal de domingo, Bento XVI afirma que orar também é agir
Da Redação
Publicado em 24 de fevereiro de 2013 às 11h52.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
São Paulo - O Papa Bento XVI dá sua última bênção dominical, o Angelus, da janela de seu apartamento papal, no Vaticano. Em seu pronunciamento, o pontífice afirmou que não abandonará a Igreja, e que Deus pede para que ele continue sua obra, mas agora com orações e meditação. O Papa deixará o cargo em 28 de fevereiro.
Uma fiel alemã assiste ao último Angelus de Bento XVI com uma faixa de apoio ao papa, seu conterrâneo. A presença alemã foi grande neste domingo, na Praça de São Pedro.
Freiras participam da bênção dominical, na Praça de São Pedro. Em seu penúltimo compromisso público, Bento XVI afirmou que orar também é um modo de agir.
Padres mexicanos tocam música, enquanto esperam a aparição de Bento XVI. Em seu pronunciamento, o pontífice afirmou que não abandonará a Igreja, apesar de renunciar ao papado.
Bandeira do estado alemão da Bavária é exibida por fieis, durante o último Angelus de Bento XVI. O papa afirmou, durante a bênção, que ouviu o chamado de Deus para "subir a montanha" e se "dedicar ainda mais" à Igreja.
Segundo o jornal italiano Corriere Della Sera, cerca de 200.000 fiéis acompanharam a última bênção dominical de Bento XVI. Em seu discurso, ele afirmou que, após a renúncia, vai se dedicar à Igreja de acordo com sua idade e forças.
Bento XVI conduz sua última bênção de domingo, da janela de seu apartamento papal. Ele deixará o posto máximo da Igreja Católica em 28 de fevereiro. Será o primeiro papa a renunciar em 600 anos.
Uma freira se protege da água de uma fonte levada pelo vento, enquanto espera a bênção dominical de Bento XVI. Este foi a penúltima aparição pública do papa demissionário.
Vista da Basílica de São Pedro, durante a última bênção dominical de Bento XVI. Motivo oficial da renúncia do Papa é a sua idade avançada, mas a imprensa sustenta que crise de comando e escândalos teriam levado à sua saída.
Um padre participa do último Angelus de Bento XVI, neste domingo. Papéis publicados pelo WikiLeaks mostram que Bento XVI teve uma forte atuação em assuntos políticos na América Latina.
"Caro Papa, sentirei saudade", diz o cartaz do homem que participou da última bênção de Bento XVI, neste domingo.
A última bênção dominical de Bento XVI foi cercada por um esquema especial de segurança. Além de revistar os fiéis com detectores de metal, antes de liberar sua entrada na Praça de São Pedro, a polícia instalou atiradores de elite em pontos estratégicos.
Freiras assistem ao último Angelus de Bento XVI, neste domingo. No pronunciamento, o papa demissionário pediu ajuda à Virgem Maria para seguir os ensinamentos de Cristo e se dedicar à Igreja por meio da oração.
Após a renúncia, em 28 de fevereiro, Bento XVI passará a viver no convento Matter Ecclesiae. Os especialistas têm dúvidas sobre se ele se recolherá, de fato, ou influenciará a política da Cúria nos bastidores.
Bento XVI deixa a janela do apartamento papal, após encerrar a bênção dominical. Esta foi a penúltima vez em que ele foi visto em público. A última vez será em 27 de fevereiro, quando deverá conduzir sua última missa aberta.
Mais lidas
Mais de Mundo
FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela EmbraerTrump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canalJapan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataqueOposição sul-coreana apresenta moção de impeachment do presidente interino