Mundo

Commonwealth acaba com discriminação de gênero no trono britânico

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou que a sucessão será determinada "pela ordem de nascimento"

A rainha falou à maioria dos governantes dos 54 países que compartilham laços com o Reino Unido e que estavam presentes na cerimônia (John Donegan/AFP)

A rainha falou à maioria dos governantes dos 54 países que compartilham laços com o Reino Unido e que estavam presentes na cerimônia (John Donegan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2011 às 09h07.

Sydney - Os países integrantes da cúpula da Comunidade de Nações (Commonwealth), realizada na Austrália, decidiram nesta sexta-feira promover mudanças constitucionais para que não haja discriminação de gênero na lei de sucessão ao trono britânico.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou que as 16 nações da Commonwealth que têm a rainha da Inglaterra como chefe de Estado "chegaram a um acordo unânime em duas mudanças na lei de sucessão".

A sucessão será determinada "pela ordem de nascimento" e esta decisão "será aplicada a todos os descendentes do príncipe de Gales", informou Cameron, em entrevista coletiva junto com a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, em Perth, onde nesta sexta-feira começou a cúpula da Commonwealth.

A outra modificação permitirá que um membro da família real inglesa possa se casar com uma pessoa de outra religião sem ter que renunciar à coroa.

"O rei ou a rainha devem estar em comunhão com a igreja da Inglaterra, mas é incorreto impedir que se case com um católico se assim o desejar", explicou Cameron.

"Se os duques de Cambridge tiverem uma filha, ela será um dia nossa rainha", acrescentou o primeiro-ministro.

Cameron antecipou que os 16 países trabalharão conjuntamente e de forma individual para adotar as medidas que permitem implementar as mudanças, embora, por razões legais, o Reino Unido tenha que publicar primeiro esta legislação.

A sucessão à Coroa do Reino Unido é determinada atualmente pela Lei de União, de 1800, que restabelece a Declaração de direitos de 1689 e as previsões da Lei de Instauração, de 1701.

A Commonwealth é uma associação voluntária de 54 Estados soberanos que, à exceção de Moçambique, compartilham laços históricos com o Reino Unido, a antiga metrópole.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaPaíses ricosRegulamentaçãoReino Unido

Mais de Mundo

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo