Mundo

Comércio mundial sofre 1ª queda desde setembro

A última queda verificada no comércio mundial foi de 0,6% em setembro de 2010

Números foram divulgados hoje pelo Escritório para Análise Política Econômica da Holanda, o CPB (Bia Parreiras/EXAME)

Números foram divulgados hoje pelo Escritório para Análise Política Econômica da Holanda, o CPB (Bia Parreiras/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 11h27.

Londres - O volume de comércio mundial caiu em abril pela primeira vez desde setembro do ano passado, em uma nova indicação de que a economia global está se desacelerando. Números divulgados hoje pelo Escritório para Análise Política Econômica da Holanda, também conhecido como CPB, mostraram que os volumes comercializados diminuíram 2,5% em abril, na comparação com março. Em março havia sido registrada alta de 1,1% ante fevereiro. A última queda verificada no comércio mundial, em setembro de 2010, foi de 0,6%.

Segundo o CPB, o declínio foi disseminado. "A maior parte das regiões registrou menor volume de importação ou de exportação ou ambos", disse o CPB. No entanto, as quedas foram maiores entre as economias em desenvolvimento, particularmente as da África, Oriente Médio e Ásia.

O CPB informou que as importações asiáticas caíram 5,9% em abril ante março, enquanto as importações para a África e o Oriente Médio recuaram 6,4%. As exportações asiáticas diminuíram 3,9%, enquanto as da África e do Oriente Médio caíram 4,6%. Por outro lado, as exportações dos Estados Unidos cresceram 0,7% e as da zona do euro aumentaram 0,1%.

Os fluxos de comércio mundial despencaram nos últimos meses de 2008 e nos primeiros meses de 2009, registrando a maior queda desde a Grande Depressão nos EUA. A recuperação dos fluxos comerciais começou no segundo trimestre de 2009 e os volumes vêm aumentando de forma mais ou menos firme desde então. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorExportações

Mais de Mundo

Bastidores: Caracas tem clima tenso nas ruas e opositores evitam sair de casa com medo de sequestros

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete