Começa operação francesa na República Centro-Africana

Ministro francês da Defesa anunciou início da operação militar no país, com a mobilização de patrulhas na capital

Paris - O ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, anunciou nesta sexta-feira o início da operação militar do país na República Centro-Africana, com a mobilização de patrulhas na capital, Bangui.

"A operação começou e as forças francesas presentes na República Centro-Africana mobilizaram patrulhas em Bangui", afirmou o ministro à rádio RFI.

"Uma companhia chegou a Libreville (capital do Gabão) ontem à noite e hoje (sexta-feira) um destacamento de helicópteros estará na região", afirmou o ministro.

Uma companhia do exército francês tem em média 150 homens.

A missão dos militares franceses, que apoiam as forças africanas já presentes no país, é manter "a segurança mínima para que possibilitar uma intervenção humanitária, algo que hoje não é possível", disse o ministro.

De acordo com Le Drian, a meta é "levar segurança às ruas e aos principais itinerários para permitir que as pessoas possam chegar ao hospital".

O exército francês também quer contribuir para que "as forças africanas possam manter a segurança do território à espera da transição política", completou.

Após a aprovação da intervenção na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU, o presidente francês François Hollande anunciou uma ação militar "imediata" no país, que vive uma situação de caos desde a queda em março do presidente François Bozizé.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.