Mundo

Começa 2013 em Samoa e Kiribati, no Pacífico

Habitantes dos países situados no Pacífico foram os primeiros a se despedir de 2012 e dar as boas-vindas a 2013


	Ano Novo: em Samoa boa parte de seus cerca 180 mil habitantes começou a festejar o Ano Novo às 8h (de Brasília)
 (Soe Zeya Tun/Reuters)

Ano Novo: em Samoa boa parte de seus cerca 180 mil habitantes começou a festejar o Ano Novo às 8h (de Brasília) (Soe Zeya Tun/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2012 às 09h00.

Sydney - Os habitantes da ilha de Kiritimati, do país insulano de Kiribati, e de Samoa, ambos situados no Pacífico, foram os primeiros a se despedir de 2012 e dar as boas-vindas a 2013.

Em Samoa, que se recupera da devastação causada em meados do mês pelo ciclone "Evan", que deixou pelo menos seis mortos e cerca de 4 mil pessoas desabrigadas, boa parte de seus cerca 180 mil habitantes começou a festejar o Ano Novo às 8h (de Brasília).

O mesmo já acontece em Kiritimati, chamada também Navidad, onde moram mais de 5 mil pessoas.

Uma hora depois, às 9h (de Brasília), o Ano Novo chegou ao país insulano de Niue, às Ilhas Salomão, Fiji, ao reino de Tonga e à Nova Zelândia - onde as autoridades prepararam, na capital Wellington, pela primeira vez em dez anos, um espetáculo pirotécnico para dar as boas-vindas a 2013.

Na cidade australiana de Sydney espera-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas se reúna no píer e nos arredores da emblemática Opera House para assistir ao espetáculo de fogos de artifício que será retransmitido a partir da meia-noite - às 11h de Brasília - por canais de televisão de meio mundo, disse o prefeito, Clover Moore, em entrevista coletiva.

O lema do espetáculo é "Abraço" e terá apresentação da cantora australiana Kylie Minogue, que comemorará no palco em Sydney seus 25 anos de carreira.

Em Jacarta, a capital da Indonésia e onde o Ano Novo começará às 15h de Brasília, as autoridades fecharam o trânsito de uma de suas principais avenidas para erguer seis palcos para as atuações dos artistas que animarão as últimas horas de 2012 e as primeiras de 2013.

Mianmar, assim como os vizinhos Tailândia, Camboja e Laos, países de maioria budista, comemoram o Ano Novo tradicional em meados de abril, embora desde que adotaram o calendário gregoriano, por motivos comerciais, também festejem o atualmente oficial em quase todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:ano-novo

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA