Mundo

Combate à inflação é prioridade máxima da China, diz vice-premiê

Comentários foram feitos um dia depois de o primeiro-ministro Wen Jiabao dizer esperar que as pressões sobre os preços baixem de modo constante

"A China tem que manter a estabilidade dos preços como prioridade máxima", destacou o vice-premiê (Feng Li/Getty Images)

"A China tem que manter a estabilidade dos preços como prioridade máxima", destacou o vice-premiê (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2011 às 18h04.

Pequim - A China enfrenta pressões inflacionárias cujo controle é a maior prioridade política do governo, disse neste sábado o vice-primeiro-ministro, Li Keqiang.

Ele fez os comentários um dia depois de o primeiro-ministro Wen Jiabao dizer esperar que as pressões sobre os preços baixem de modo constante, ao mesmo tempo que o país mantém o acelerado crescimento econômico.

Em um pronunciamento numa conferência, Li afirmou que embora a taxa de expansão da China, segunda maior economia mundial, continue acelerada, o país também está suportando as pressões inflacionárias.

"A China tem que manter a estabilidade dos preços como prioridade máxima" disse ele, acrescentando que controlar a "demanda pouco razoável" de recursos naturais é outra tarefa importante.

Já o pesquisador do governo Fan Jianping disse que espera que a inflação se desacelere no segundo semestre, depois de atingir seu máximo em junho, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaInflação

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário