Com processo de impeachment quase no fim, Trump encara Congresso
Presidente enfrentará seus acusadores no discurso do Estado da União, no qual é esperado que ele se defenda para mais quatro anos no cargo
Reuters
Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 21h43.
Última atualização em 5 de fevereiro de 2020 às 10h30.
Com o processo de impeachment enfraquecido, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , enfrentará seus acusadores na noite desta terça-feira no discurso do Estado da União, no qual é esperado que ele se defenda para mais quatro anos no cargo.
Trump, um republicano, pode ser tentado a atacar os críticos democratas que estarão diante dele na Câmara dos Deputados, enxergando a oportunidade como uma chance para ir de encontro àqueles que buscaram derrubá-los no processo que ele chama de "caça às bruxas".
No entanto, alguns assessores e aliados têm incentivado o presidente dos EUA a evitar o confronto.
"Eu espero que ele sufoque as pessoas com o leite da bondade humana", disse o senador republicano Pat Roberts a jornalistas nesta segunda-feira.
O Senado, liderado pelos republicanos, deve quase certamente encerrar o processo de impeachment na quarta-feira, aprovando sua absolvição em votação.
O discurso de Trump, que começa às 21h no horário local, dá a Trump a oportunidade de passar sua mensagem para o que provavelmente deverá ser uma dura batalha pela reeleição no dia 3 de novembro.
Ao menos sete democratas disseram que não comparecerão no discurso.