Com covid-19, Trump confirma que deixará hospital nesta segunda
Equipe médica do presidente, no entanto, dizem que ele ainda não está "completamente fora de perigo"; Trump segue em tratamento na Casa Branca
Fabiane Stefano
Publicado em 5 de outubro de 2020 às 16h38.
Última atualização em 5 de outubro de 2020 às 18h08.
O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , 74, informou que deixará o hospital Walter Reed nesta segunda-feira, 5, às 19h30 (horário de Brasília), e que está se sentindo "muito bem". Trump deve continuar o tratamento contra a Covid-19 na Casa Branca, conforme confirmou a equipe médica do presidente à imprensa.
" Embora ele possa não estar ainda completamente fora de perigo, a equipe e eu concordamos que todas as nossas avaliações e, mais importante, seu estado clínico, apoiam o retorno seguro do presidente para casa, onde ele estará cercado por atendimento médico de classe mundial 24 horas por dia, sete dias por semana ", disse o médico da Casa Branca, Sean Conley, a repórteres.
Nesta manhã, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, disse estar “otimista” de que Donald Trump terá alta ainda hoje após estar internado há quase três dias com covid-19 . O presidente foi levado para o centro médico na sexta-feira, horas depois de ser informado que tinha sido infectado pelo coronavírus.
"Embora ele possa não estar ainda completamente fora de perigo, a equipe e eu concordamos que todas as nossas avaliações e, mais importante, seu estado clínico, apoiam o retorno seguro do presidente para casa, onde ele estará cercado por atendimento médico de classe mundial 24 horas por dia, sete dias por semana", disse o médico da Casa Branca, Sean Conley, a repórteres.
No sábado, Meadows chegou a classificar o estado de saúde de Trump como "preocupante" mas, no dia seguinte, o presidente americano deixou o hospital de carro por alguns minutos para acenar à apoiadores na porta do hospital.A saída foi criticada por colocar em risco a equipe que foi junto com Trump no carro, mas a Casa Branca afirma que o passeio foi autorizado pelos médicos.
"Estou me sentindo muito bem! Não tenha medo da covid. Não deixe isso dominar sua vida. Desenvolvemos, sob o governo Trump, algumas drogas e conhecimentos realmente excelentes. Sinto-me melhor do que há 20 anos!", escreveu Trump em sua conta oficial no Twitter. Desde o início da pandemia, os EUA já registraram mais de 7 milhões de casos de coronavírus e mais de 200 mil mortes causadas pela doença.
No final de semana, a equipe médica admitiu que Trump recebeu oxigênio suplementar e teve febre alta. O presidente dos Estados Unidos informou na madrugada de sexta-feira, por meio do Twitter que ele e a primeira-dama Melania Trump haviam testado positivo para covid-19.