Mundo

Colômbia adia viagem para diálogo de paz

O governo não informou quando acontecerá a viagem da delegação.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 09h33.

Bogotá - A delegação do governo colombiano que deve instalar formalmente um processo de paz com a guerrilha das Farc na próxima quarta-feira em Oslo adiou a viagem em consequência das condições meteorológicas, poucas horas depois de um protestos de familiares das vítimas do conflito, que desejam ser ouvidos nas conversações.

O governo não informou quando acontecerá a viagem da delegação. O aeroporto El Dorado de Bogotá foi afetado nos últimos dias por tempestades elétricas e ficou fechado por várias horas, o que provocou o cancelamento de muitos voos.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) devem iniciar em 17 de outubro em Oslo um diálogo para tentar acabar com quase meio século de conflito armado na Colômbia.

A delegação do governo será liderada pelo ex-vice-presidente Humberto de la Calle.

No domingo, parentes de vítimas do conflito protestaram em Bogotá e afirmaram que desejam ser ouvidos. Também exigiram a prisão dos líderes da guerrilha.

Clara Rojas, sequestrada em 2002 com a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e que passou seis anos em cativeiro, exigiu a participação das vítimas nas negociações.

No domingo, as Farc dinamitaram duas torres de energia em uma zona rural do departamento (estado) colombiano de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

O ataque praticado pela frente 33 das Farc foi registrado no município de Tibú e deixou sem energia os casarios de Petrólea, Versalles, Campo Dos e La Gabarra, segundo o coronel Jorge Camacho, chefe de polícia em Norte de Santander.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaFarcNegociações

Mais de Mundo

Irã diz que resposta aos EUA será 'olho no olho' em caso de ataque a estruturas

Trump defende que presidente da Fifa se torne líder da ONU, diz jornal

Mudanças em visto de estudante dos EUA vieram após fraudes, diz advogado

Incêndios se espalham pela Sicília e forçam evacuações; veja vídeo