Mundo

Ciro é elemento neutro em eleição, indica CNI/Ibope

O argumento utilizado pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de que beneficiaria a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ao retirar votos do tucano José Serra não se mostra factível na pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. O levantamento fez uma simulação de listas que permite constatar que é nula a influência da presença da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

O argumento utilizado pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de que beneficiaria a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ao retirar votos do tucano José Serra não se mostra factível na pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. O levantamento fez uma simulação de listas que permite constatar que é nula a influência da presença da candidatura Ciro nos resultados de Dilma e Serra.

Com Ciro dentro ou fora da lista, a diferença de votos entre Dilma e o governador de São Paulo permanece a mesma: cinco pontos porcentuais em favor do tucano. Sem Ciro na disputa, Serra obtém 38% das intenções de voto, Dilma, 33%, Marina Silva (PT), 8%, brancos e nulos, 12%, e 8% não souberam ou quiseram responder. Com Ciro na lista, Serra conquista 35%, Dilma, 30%, Ciro, 11%, Marina, 6%, brancos e nulos, 10%, e 8% não souberam ou quiseram responder.

"A diferença entre Serra e Dilma fica em cinco pontos porcentuais com ou sem Ciro na lista. Ele é um elemento neutro no processo eleitoral", afirmou o diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi. Na pesquisa, Ciro Gomes, que foi candidato à Presidência da República em 1998 e em 2002, registra praticamente o mesmo grau de conhecimento pela população de Dilma, que nunca concorreu ao cargo - 44% dos consultados responderam que conhecem Dilma bem ou mais ou menos, enquanto Ciro obteve 45%.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010PersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua