Mundo

China: PMI preliminar sobe para 49,0 em dezembro

O Índice de Gerentes de Compras superiu a leitura final de 47,7 em novembro

Esse aumento do PMI poderia amenizar um pouco as preocupações do mercado sobre uma piora na desaceleração econômica da China (Paula Bronstein/Getty Images)

Esse aumento do PMI poderia amenizar um pouco as preocupações do mercado sobre uma piora na desaceleração econômica da China (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 06h20.

Pequim - A leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China, medido pelo HSBC, subiu para 49,0 em dezembro em comparação com a leitura final de 47,7 em novembro. Uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade industrial em relação ao mês anterior, enquanto que qualquer número acima de 50 indica crescimento.

O aumento do PMI poderia amenizar um pouco as preocupações do mercado sobre uma piora na desaceleração econômica da China, embora o índice permaneça em território contracionista.

"O ritmo de desaceleração estabilizou em dezembro, mas o ritmo de crescimento permanece fraco, com riscos adicionais de deterioração das exportações e do mercado imobiliário, que ainda não foram totalmente filtrados", disse Hongbin Qu, economista-chefe do HSBC para a China, em comunicado.

"Com a inflação rapidamente mudando para deflação, o governo chinês pode e deve fazer uma flexibilização mais agressiva, tanto na parte fiscal quanto na monetária, para estabilizar o crescimento e o emprego", acrescentou Hongbin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaConsumoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoPreços

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia