Lua: a China planeja missão ao satélite (Alexander Rieber/Getty Images)
Agência
Publicado em 26 de abril de 2023 às 15h48.
Última atualização em 26 de abril de 2023 às 15h54.
No dia 25 de abril, Wu Weiren, designer-chefe do Programa de Exploração Lunar Chinês e diretor do Laboratório de Exploração Espacial Profundo, fez um discurso em um evento temático do Dia do Espaço da China, no qual ele apresentou o plano de construção da China para a Estação Internacional de Pesquisa Lunar.
Até 2040, um modelo maduro será construído para realizar a exploração do ambiente espacial e experimentos científicos do Sol, da Terra e da Lua, e uma constelação abrangente chamada de “Magpie Bridge” será construída para servir como pouso tripulado na lua e exploração profunda do espaço, como Marte e Vênus.
Uma estação de pesquisa lunar aplicada será construída, que será gradualmente atualizada de uma estação de experimentação científica para uma base lunar prática e multifuncional.
A Estação Internacional de Pesquisa Lunar é uma instalação científica experimental abrangente construída em conjunto pela China e muitos países, que operará autonomamente na superfície e órbita lunar por um longo tempo, com participação humana de curto prazo, e pode ser expandida e mantida.
No discurso, Wu disse que o plano da China para a Estação Internacional de Pesquisa Lunar será implementado passo a passo em três estágios, e o país planeja construir um modelo básico até 2028 para realizar a exploração ambiental lunar e a verificação de teste de utilização de recursos.
Além disso, Wu disse que a missão Chang’e-6 será lançada por volta de 2024, e a missão de retorno de amostras da lua será implementada.
A missão Chang’e-7 será lançada por volta de 2026 para realizar uma investigação detalhada do ambiente e dos recursos do Polo Sul da Lua. A missão Chang’e-8 será lançada por volta de 2028 para realizar a verificação experimental da utilização de recursos lunares e construir o tipo básico de estação de pesquisa lunar.
No evento, a Administração Espacial Nacional da China e a Organização de Cooperação Espacial da Ásia-Pacífico assinaram uma declaração conjunta sobre a cooperação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar.
Segundo a declaração, os dois lados realizarão cooperação ampla e aprofundada na demonstração, implementação de projeto, operação e aplicação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: ST DAILY