Mundo

China pede libertação de Maduro e critica ação dos EUA na Venezuela

O governo chinês insta o governo americano a "cessar a tentativa de derrubar o governo da Venezuela e a resolver as questões por meio do diálogo e da negociação"

Publicado em 4 de janeiro de 2026 às 10h46.

O Ministério das Relações Exteriores da China declarou neste domingo, 04, que o país quer que os Estados Unidos liberem Nicolás Maduro e a esposa Cilia Flores imediatamente.

A fala, divulgada pela tv estatal chinesa CCTV+, também insta o governo americano a "cessar a tentativa de derrubar o governo da Venezuela e a resolver as questões por meio do diálogo e da negociação."

A China também condena o que chamou de uma violação do direito internacional.

" China expressa profunda preocupação com a tomada forçada de Maduro e sua esposa pelos EUA e sua retirada do país. A ação dos EUA viola claramente o direito internacional, as normas básicas das relações internacionais e os propósitos e princípios da Carta da ONU."

No sábado, o governo chinês afirmou que estava "profundamente chocado" com a ação americana.

Nicolás Maduro e a esposa foram capturados na madrugada deste sábado, 3, na Venezuela. Eles aguardam julgamento no Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês), em Nova York, no bairro do Brooklyn e responderão por quatro crimes:

  • Conspiração para narcoterrorismo
  • Conspiração para importação de cocaína
  • Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos
  • Conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos contra os EUA.

Poucas horas antes da operação que culminou em sua captura, Maduro recebeu no Palácio de Miraflores o enviado especial de Xi Jinping, Qiu Xiaqi, acompanhado da vice-presidente Delcy Rodríguez e do chanceler Yván Gil.

O encontro, realizado na sexta-feira 2, visava revisar os mais de 600 acordos bilaterais entre os dois países, um sinal da profundidade da parceria sino-venezuelana. E o timing da visita diplomática não foi casual.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Venezuela

Mais de Mundo

Brasil terá representante em reunião da ONU sobre captura de Maduro

Colômbia convoca reunião da CELAC após captura de Maduro pelos EUA

'Sinal horrível para o mundo': políticos dos EUA se dividem após captura de Maduro

Papa Leão pede respeito à soberania da Venezuela após captura de Maduro