China nega acusação sobre veto a acordo anticorrupção

China negou alegações de ONG que acusa o país de bloquear acordo anticorrupção na cúpula do G20

Pequim - A China negou nesta quinta-feira as alegações da ONG Transparência Internacional, que acusa o país de bloquear um acordo anticorrupção na cúpula do G20 que acontece neste fim de semana em Brisbane.

"A China não obstaculiza em nenhum caso estas negociações", disse nesta quinta-feira Zhang Jun, o diretor-geral de assuntos econômicos internacionais do ministério chinês de Relações Exteriores.

"O G20 é o G20, não o Conselho de Segurança [da ONU]. A China não tem direito a veto, nenhum país dispõe do direito de veto e todas as negociações se baseiam no princípio de consenso", acrescentou.

Segundo a Transparência Internacional, a China rejeitou um projeto de acordo para tornar mais transparentes os registros comerciais, identificar mais facilmente aos proprietários das companhias e lutar assim contra as "empresas fantasmas" que ocultam atividades ilegais.

"Um país obstaculiza entre os dirigentes do G20 a adoção final destas regras. Acreditamos que esse país seja a China", afirmou no início de novembro Maggie Murphy, diretora da ONG com sede em Berlim.

Apesar da campanha anticorrupção lançada pelo presidente chino Xi Jinping, o partido comunista chinês é prudente no que se refere a transparência financeira porque teme que venham à tona as grandes fortunas da elite que dirige o país.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.