Mundo

China eleva juros para conter crescimento econômico

Decisão surpreende analistas, que esperavam que o governo chinês fosse aguardar os resultados das medidas anunciadas anteriormente para esfriar a economia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Banco Popular da China elevou nesta sexta-feira (18/8) os juros para depósitos e empréstimos de um ano em 0,27 ponto percentual. Essa é a segunda vez em menos de cinco meses que o governo chinês sobe os juros na tentativa de conter o rápido crescimento do crédito e o excesso de investimentos em alguns setores chaves da economia.

Com a medida, a taxa para depósitos passa de 2,25% para 2,52% e a de empréstimos de 5,85% para 6,12%. Os valores entram em vigor amanhã (19/8).

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o anúncio pegou de surpresa alguns analistas, que esperavam que o governo chinês fosse observar os efeitos das recentes medidas adotas para esfriar a economia antes de mexer nos juros.

Em abril, quando o banco central da China elevou pela primeira vez os juros, o reajuste foi aplicado apenas às operações de crédito. Para os especialistas, a decisão de estender o aumento à taxa de depósitos pode indicar que o governo quer impedir que as companhias reinvistam os lucros obtidos no primeiro semestre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz “vamos ver o que acontece” sobre acordo envolvendo a Groenlândia

Juros impedem EUA de serem bem-sucedidos, critica Trump em Davos

'Europa é responsável pela Ucrânia', diz Donald Trump em Davos

Davos: Trump diz que 'não quer usar força' para tomar a Groenlândia