Mundo

China e Cuba reforçam laços em encontro

Antiga parceria entre os dois países foi reforçada durante reunião entre vice-presidente cubano e o presidente chinês


	O presidente chinês, Xi Jinping durante seu discurso aos alunos no Estado de Moscou Instituto de Relações Internacionais de Moscou em 23 de março: reforçando relações com Cuba
 (REUTERS/Sergei Karpukhin)

O presidente chinês, Xi Jinping durante seu discurso aos alunos no Estado de Moscou Instituto de Relações Internacionais de Moscou em 23 de março: reforçando relações com Cuba (REUTERS/Sergei Karpukhin)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 12h46.

Pequim - China e Cuba reforçaram nesta terça-feira sua velha parceria durante um encontro em Pequim entre o primeiro vice-presidente do país caribenho, Miguel Díaz-Canel, e o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro de alto nível entre ambos os países desde a substituição de liderança na potência asiática, em março.

"Desejamos que o senhor se sinta em sua casa", disse Xi a Díaz-Canel ao começar a reunião, realizada no Grande Palácio do Povo de Pequim (sede do Legislativo) que só ficou aberto à imprensa durante uns minutos.

Acompanhado de uma grande comitiva de políticos, entre eles Leonardo Andollo, segundo chefe da Comissão Permanente para a Implementação e o Desenvolvimento, e o vice-chanceler Rogelio Sierra Díaz, Díaz-Canel é o primeiro alto cargo cubano a se reunir com Xi desde que este lidera o governo chinês.

Xi dedicou algumas palavras para seu colega cubano, Raúl Castro, agradecendo enfaticamente as demonstrações de cordialidade de Havana rumo a Pequim.

"Agradecemos a mensagem de felicitação do companheiro Raúl Castro quando fui nomeado secretário-geral do Partido Comunista (PCCh)" o novembro passado, indicou, e também após sua posterior designação como presidente em março.

Apesar de publicamente o encontro se basear na retórica diplomática, a chegada a Pequim de Díaz-Canel acontece em um momento que explica a relevância da viagem.

De fato, ontem Díaz-Canel presenciou, com seu colega Li Yuanchao, a assinatura de vários acordos de cooperação com a China, também no Grande Palácio do Povo da capital.

Trata-se de uma doação, um crédito livre de juros e um empréstimo destinado à aquisição de maquinaria e equipamentos para a agricultura cubana, cujo valor financeiro não foi divulgado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChinaCubaDiplomacia

Mais de Mundo

Irã denuncia atraso na emissão de vistos para delegação da Copa e pede apoio da Fifa

Irã lança mísseis contra Bahrein e Kuwait em resposta a ataque dos EUA

Governo Trump teme ação de inteligência israelense contra altos funcionários, diz NYT

Jogadores do Irã terão de deixar os EUA no mesmo dia das partidas da Copa, diz embaixador