Mundo

China diz que continuará diversificando investimentos em moeda estrangeira

A maior diversificação sinaliza o aumento das preocupações em Pequim sobre a crise econômica e a dívida americana

A China tem a maior reserva de moeda estrangeira do mundo, com 3,2 trilhões de dólares no fim de junho, e é a maior detentora de títulos do Tesouro americano (Karen Bleier/AFP)

A China tem a maior reserva de moeda estrangeira do mundo, com 3,2 trilhões de dólares no fim de junho, e é a maior detentora de títulos do Tesouro americano (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 07h11.

Pequim - O banco central da China afirmou nesta quarta-feira (horário local) que continuará diversificando seus investimentos em moeda estrangeira, sinalizando aumento das preocupações em Pequim sobre a crise econômica e da dívida americana.

"As reservas internacionais chinesas continuarão seguindo o princípio do investimento diversificado, diminuindo os riscos", disse o presidente Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan em comunicado.

A agência de notícias estatal Xinhua afirmou também nesta quarta-feira que o acordo para aumentar o teto da dívida americana "falhou em desativar a bomba de déficit de Washington".

Falhar em deter os empréstimos americanos poderá "pôr em perigo o bem-estar de centenas de milhares de famílias dentro e fora das fronteiras dos Estados Unidos", disse a Xinhua em um artigo opinativo.

A China tem a maior reserva de moeda estrangeira do mundo, com 3,2 trilhões de dólares no fim de junho, e é a maior detentora de títulos do Tesouro americano.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaDívida públicaDiversificação

Mais de Mundo

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca

Reino Unido e França vão estabelecer bases militares na Ucrânia em caso de acordo de paz