Mundo

China diz a EUA que não façam do iuane um bode expiatório

Estados Unidos decidem nesta sexta-feira se classificam formalmente ou não a China como manipulador cambial

Dólar x Iuane: guerra cambial causa atritos entre EUA e China (.)

Dólar x Iuane: guerra cambial causa atritos entre EUA e China (.)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2010 às 07h49.

Pequim - Os Estados Unidos não devem fazer do iuane um bode expiatório para seus problemas domésticos, afirmou um porta-voz do Ministério do Comércio chinês nesta sexta-feira.

Falando poucas horas antes de os Estados Unidos enfrentarem uma decisão sobre classificar formalmente ou não a China de manipulador cambial, Yao Jian disse não ser justo criticar o iuane simplesmente apontando a força das exportações do país.

"É totalmente errado os Estados Unidos fazerem do superávit comercial da China um problema e, portanto, pressionarem o iuane", afirmou ele.

"Outros países não têm o direito de comentar sobre qual seria um nível razoável para o superávit comercial de um país."

Yao também apontou o Japão, dizendo que o país não tem base para criticar o iuane. "O Japão não é o país certo para dizer isso. Ele tem tido superávits comerciais contra a China por oito anos seguidos."

Leia mais notícias sobre o câmbio

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)CâmbioMoedasChinaIuane

Mais de Mundo

Surto de ebola no Congo desafia OMS: apenas 45% dos contatos são rastreados

'Louco demais', diz Trump a Netanyahu em conversa telefônica

Irã consegue visto para o México, mas aguarda autorização dos EUA para a Copa

Irã e Estados Unidos trocam acusações após ataques a navios e bases militares