Mundo

China abre mercado de câmbio à moeda russa

O rublo se junta a outras seis moedas que podem ser transacionadas no bastante controlado mercado de câmbio externo chinês

Abertura do mercado de câmbio é vista como um movimento do governo chinês para internacionalizar o iuane (Cancan Chu/Getty Images)

Abertura do mercado de câmbio é vista como um movimento do governo chinês para internacionalizar o iuane (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2010 às 10h14.

Pequim - A China abriu hoje seu mercado doméstico de câmbio para o rublo da Rússia, no mais recente movimento para estimular o uso do iuane em acordos comerciais entre fronteiras e internacionalizar a moeda chinesa. O começo das transações do rublo ante o iuane coincide com a visita do primeiro-ministro Wen Jiabao à Rússia, onde ficará até quarta-feira.

O rublo se junta a outras seis moedas - dólar, dólar de Hong Kong, iene, euro, libra e ringgit da Malásia - que podem ser transacionadas no bastante controlado mercado de câmbio externo chinês. Segundo analistas, o movimento é em grande parte simbólico, já que as transações entre as duas moedas provavelmente serão muito pequenas no curto prazo.

Pequim abriu o mercado para o ringgit em agosto deste ano, mas operadores afirmam que não houve praticamente nenhuma transação concluída entre as duas moedas em razão de questões técnicas e da falta de demanda. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaEuropaIuaneMoedasRússia

Mais de Mundo

Eleições no Reino Unido: trabalhistas tiveram vitória esmagadora, aponta boca-de-urna

Governo conservador português quer restaurar alguns benefícios fiscais para estrangeiros

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022

Mbappé pede votos contra extrema direita: "Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente"

Mais na Exame