Exame Logo

Chile conclui resgate histórico de mineiros

O último mineiro, Urzúa, que foi recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, emergiu do túnel de resgate às 21H55

A saída de Urzúa conclui um resgate sem precedentes na história da mineração (.)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 22h39.

Mina San Jose - O resgate dos 33 mineiros presos na mina San José, no norte do Chile, foi concluído com sucesso na noite desta quarta-feira, com a saída de Luis Urzúa, 54 anos, topógrafo, chefe de turno e líder do grupo que ficou 69 dias sob a terra.

Urzúa, que foi recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, emergiu do túnel de resgate às 21H55.

Veja também

Após abraçar seu filho com grande emoção, Urzúa conversou durante um bom tempo com Piñera, antes cantar o hino nacional e apertar a mão de diversos funcionários do governo e de socorristas.

"Passo meu turno, como havíamos acertado no dia em que tivemos a primeira conversa. Espero que isto jamais volte a ocorrer. Obrigado a todos", disse Urzúa.

"Recebo seu turno e lhe felicito por ter cumprido com seu dever, saindo por último como um comandante. Nos sentimos orgulhosos de todos e de cada um dos mineiros", respondeu o presidente.

Após 69 dias sob a terra, Urzúa se tornou o mineiro a passar o maior período dentro de uma mina em todo o planeta.

A saída de Urzúa, que conclui um resgate sem precedentes na história da mineração, provocou uma explosão de alegria na mina San José e na cidade vizinha de Copiapó.

Com a saída dos 33 mineiros, permanecem no fundo da mina 6 socorristas que organizaram os trabalhos de resgate e serão içados nas próximas horas.

Leia mais sobre Chile

Acompanhe as notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileIndústriaMineração

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame