Mundo

Chegada de migrantes à Grécia cai 88% em abril

Um total de 3.360 pessoas foram registradas em abril, contra 26.971 em março, segundo a OIM


	Refugiados: um total de 3.360 pessoas foram registradas em abril, contra 26.971 em março, segundo a OIM
 (Giorgos Moutafis / Reuters)

Refugiados: um total de 3.360 pessoas foram registradas em abril, contra 26.971 em março, segundo a OIM (Giorgos Moutafis / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2016 às 11h53.

O número de migrantes e solicitantes de asilo que chegaram à Grécia em abril caiu quase 88% em um mês, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Um total de 3.360 pessoas foram registradas em abril, contra 26.971 em março, segundo a OIM.

Esta "queda é resultado de vários fatores, incluindo o acordo entre a UE e a Turquia e os controles mais rígidos nas fronteiras" colocado em andamento pela Macedônia, considerou nesta sexta-feira a Frontex, a agência europeia encarregada das fronteiras externas da UE, em um comunicado.

A Frontex, que por sua vez estima em 90% a queda de chegadas à Grécia em abril, também ressalta que os sírios continuam sendo os mais numerosos entre as pessoas que entram na Grécia, à frente dos paquistaneses, afegãos e iraquianos.

Em 2015, mais de um milhão de migrantes e refugiados chegaram à União Europeia, em sua maioria sírios que entraram pela Grécia.

Para frear este fluxo, Bruxelas e Ancara chegaram a um acordo que prevê o envio à Turquia de qualquer migrante que tenha chegado à Grécia depois de 20 de março e que não tenha solicitado asilo, ou cujo pedido tenha sido negado.

O número de migrantes e de solicitantes de asilo que desembarcaram na Itália em abril superou o número de chegadas à Grécia, pela primeira vez desde junho de 2015, informaram nesta sexta-feira a ONU e a Frontex.

"Pela primeira vez, no mês passado ocorreram mais chegadas à Itália que à Grécia", declarou nesta sexta-feira à imprensa um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), William Spindler.

Segundo a OIM, 9.149 pessoas chegaram à Itália em abril e 3.360 à Grécia.

Um total de 1.000 pessoas, incluindo crianças desacompanhadas, foram resgatadas na quinta-feira em frente à costa da Itália, indicou o ACNUR.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaImigraçãoPiigsRefugiados

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame