Mundo

Chávez saúda conversas de paz entre Colômbia e Farc

Presidente venezuelano parabenizou os dois lados e afirmou que sua ajuda foi requisitada pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos


	"Eu disse para o presidente: o que for necessário para a paz na Colômbia, eu estou disposto a fazê-lo", disse Chávez
 (AFP)

"Eu disse para o presidente: o que for necessário para a paz na Colômbia, eu estou disposto a fazê-lo", disse Chávez (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 10h30.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que está disposta a ajudar nas negociações de paz entre o governo da Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Ele parabenizou os dois lados e afirmou que sua ajuda foi requisitada pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos: "Eu disse para o presidente: o que for necessário para a paz na Colômbia, eu estou disposto a fazê-lo", disse Chávez em discurso transmitido em cadeia nacional na noite de terça-feira.

Os dois lados assinaram um roteiro para dar início a negociações formais de paz, anunciou na tarde de terça-feira o presidente Santos, em pronunciamento à nação. Um pouco mais tarde, o líder das Farc, Rodrigo Londoño Echeverry, de codinome Timochenko, confirmou em Havana a abertura das conversações.

"Espero que eles não falhem em seu compromisso de chegar à paz", afirmou Chávez. "Meus cumprimentos e um muito obrigado ao presidente Santos pelos esforços que vem fazendo. Eu sou testemunha, pois nós estamos ajudando modestamente", afirmou o presidente venezuelano. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaFarcHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países