Mundo

Chávez ordena ocupação de 15 mil hectares por indígenas

Presidente venezuelano anunciou a criação de um novo programa para atender o 'socialismo indo-venezuelano'

Hugo Chávez autorizou os índios a ocuparem os prédios (©AFP / Juan Barreto)

Hugo Chávez autorizou os índios a ocuparem os prédios (©AFP / Juan Barreto)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 15h02.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aprovou nesta terça-feira a 'ocupação imediata' de 25 prédios no estado Zulia, com extensão de mais de 15 mil hectares, por uma comunidade indígena e ordenou a criação de um novo programa para o 'socialismo indo-venezuelano'.

Chávez fez os anúncios em um telefonema à TV estatal ao lembrar que nesta quarta-feira a Venezuela celebra o Dia da Resistência Indígena, antes dia da Hispanidade, apesar de ter lamentado não poder ir às comemorações por ter de cumprir o cronograma de recuperação do tratamento de seu câncer.

'Estou aprovando a ocupação imediata de 25 prédios em território yukpa, que têm 15.808 hectares (...) para doar essas terras às comunidades indígenas da etnia yukpa', indicou o líder ao se referir aos índios que vivem em uma zona do Zulia, na fronteira com a Colômbia.

Chávez ordenou ao seu vice-presidente, Elías Jaua, a criação de 'uma equipe para uma nova missão ligada ao socialismo indo-venezuelano', sem informar maiores detalhes.

Em outro programa da TV estatal, Chávez acrescentou que seu governo continua com 'a ocupação de terras para os índios' e com a entrega de 'títulos de terras, projetos produtivos e casas' para essas comunidades.

O presidente anunciou a aprovação de US$ 204 milhões para acelerar a Missão Alma Mater, dedicada à construção de centros universitários socialistas em todo o país.

A Venezuela comemora em 12 de outubro o Dia da Resistência Indígena, que substituiu o Dia da Raça e da Hispanidade, pela chegada de Cristóvão Colombo a América, em 1492. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Mais na Exame