Mundo

Chávez ordena ocupação de 15 mil hectares por indígenas

Presidente venezuelano anunciou a criação de um novo programa para atender o 'socialismo indo-venezuelano'

Hugo Chávez autorizou os índios a ocuparem os prédios (©AFP / Juan Barreto)

Hugo Chávez autorizou os índios a ocuparem os prédios (©AFP / Juan Barreto)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 15h02.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aprovou nesta terça-feira a 'ocupação imediata' de 25 prédios no estado Zulia, com extensão de mais de 15 mil hectares, por uma comunidade indígena e ordenou a criação de um novo programa para o 'socialismo indo-venezuelano'.

Chávez fez os anúncios em um telefonema à TV estatal ao lembrar que nesta quarta-feira a Venezuela celebra o Dia da Resistência Indígena, antes dia da Hispanidade, apesar de ter lamentado não poder ir às comemorações por ter de cumprir o cronograma de recuperação do tratamento de seu câncer.

'Estou aprovando a ocupação imediata de 25 prédios em território yukpa, que têm 15.808 hectares (...) para doar essas terras às comunidades indígenas da etnia yukpa', indicou o líder ao se referir aos índios que vivem em uma zona do Zulia, na fronteira com a Colômbia.

Chávez ordenou ao seu vice-presidente, Elías Jaua, a criação de 'uma equipe para uma nova missão ligada ao socialismo indo-venezuelano', sem informar maiores detalhes.

Em outro programa da TV estatal, Chávez acrescentou que seu governo continua com 'a ocupação de terras para os índios' e com a entrega de 'títulos de terras, projetos produtivos e casas' para essas comunidades.

O presidente anunciou a aprovação de US$ 204 milhões para acelerar a Missão Alma Mater, dedicada à construção de centros universitários socialistas em todo o país.

A Venezuela comemora em 12 de outubro o Dia da Resistência Indígena, que substituiu o Dia da Raça e da Hispanidade, pela chegada de Cristóvão Colombo a América, em 1492. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia