Mundo

Chávez diz que 'é preciso acabar com a OEA'

''Se não houver mudanças, é preciso acabar com a OEA'', exclamou o presidente da Venezuela

Chávez: ''Para que serve a OEA?'' (©AFP / Miguel Angel Angul)

Chávez: ''Para que serve a OEA?'' (©AFP / Miguel Angel Angul)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2012 às 21h18.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou nesta segunda-feira a atuação da Organização dos Estados Americanos (OEA) e respaldou a criação de instituições multilaterais na América Latina.

''Se não houver mudanças, é preciso acabar com a OEA'', exclamou Chávez em declarações transmitidas pelo canal estatal ''VTV'', referindo-se à Assembleia Geral do organismo continental que ocorre nesta semana na Bolívia.

''Para que serve a OEA?'', continuou o governante, que apareceu na TV caminhando pelos corredores do Palácio Miraflores (sede de governo venezuelano) no meio da transmissão das conclusões de um conselho de ministros.

Nesse mesmo contexto, perguntou-se: ''E para que a CIDH?'', em alusão à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à OEA. ''Vamos criar nossos mecanismos nesses espaços geopolíticos de unidade, de integração que estão surgindo'', acrescentou Chávez, que acusou Estados Unidos e Canadá de estarem ''tentando bloquear as mudanças'' emergentes na América Latina.

O líder lembrou a criação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) em Caracas e a da União de Nações Sul-americanas (Unasul) na Ilha Margarita, também na Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:América CentralAmérica LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua