Mundo

Cessar-fogo na Síria é "grande conquista", diz Irã

Trégua foi aprovada "pelas principais forças" da rebelião apoiadas pela Turquia, mas exclui os grupos "terroristas" como o Estado Islâmico

Mohamad Javad Zarif: "o cessar-fogo na Síria é uma grande conquista" (Atta Kenare/AFP)

Mohamad Javad Zarif: "o cessar-fogo na Síria é uma grande conquista" (Atta Kenare/AFP)

A

AFP

Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 09h20.

O cessar-fogo na Síria entre o regime e os rebeldes é uma "grande conquista", afirmou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

"O cessar-fogo na Síria é uma grande conquista" sobre a qual é preciso "avançar atacando as raízes do terror extremista", disse Zarif em sua conta no Twitter.

Zarif teve uma conversa por telefone com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, para falar do cessar-fogo, indicou, por sua vez, a agência de notícias IRNA.

"Comemoraram o cessar-fogo em todo o território da Síria e insistiram na luta contra o terrorismo, os grupos Estado Islâmico (EI) e Al Nusra e seus aliados", informou a agência IRNA.

Além disso, Lavrov e Zarif entraram em acordo para "continuar as consultas e a coordenação no âmbito do acordo tripartite entre Turquia, Irã e Rússia visando as negociações entre o governo e os rebeldes no Cazaquistão" em janeiro, indicou a agência.

Segundo a Rússia, que junto ao Irã apoia o governo do presidente sírio Bashar al-Assad, o cessar-fogo foi aprovado "pelas principais forças" da rebelião apoiadas pela Turquia, mas exclui os grupos "terroristas" como o Estado Islâmico (EI).

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Ursos-polares matam trabalhador em posto remoto no Canadá

Carros híbridos prometem alcançar 1.100 km com uma carga (e um pouco de gasolina)

Com tensão no Oriente Médio, EUA aprova venda histórica de F-15 a Israel

Com inflação alta e queda do iene, primeiro-ministro do Japão anuncia que não buscará reeleição

Mais na Exame