Mundo

Cerca de 13.000 pessoas vivem sem domicílio fixo em Atenas

"A maioria dos 1.500 (que vivem na rua) são desempregados ou viciados em drogas, abandonados após o fechamento dos centros de desintoxicação por causa da crise"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 17h19.

Priorizar nos meus resultados Google

Atenas - Cerca de 13.000 pessoas vivem sem domicílio fixo em Atenas, das quais 1.500 na rua e 11.500 em casas ocupadas ilegalmente, segundo dados da ONG grega Praksis.

"A maioria dos 1.500 (que vivem na rua) são desempregados ou viciados em drogas, abandonados após o fechamento dos centros de desintoxicação por causa da crise", disse à AFP o presidente da Praksis, Tzanetos Antypas.

Os outros 11.500 são em sua maioria "imigrantes sem documentação, organizados em grupos de 15 a 20 pessoas em apartamentos antigos do centro de Atenas", destacou.

Segundo ele, a crise levou ao surgimento de um novo perfil de sem teto. Atualmente "é possível ver nas ruas pessoas desempregadas ou incapazes de pagar seu aluguel ou de assumir as responsabilidades de suas famílias, sobretudo homens de entre 40 e 55 anos", enquanto que antes eram mais jovens imigrantes ou usuários de drogas, indicou Antypas.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsImigraçãoGréciaCrise grega

Mais de Mundo

Trump declara apoio à reeleição de Netanyahu antes de eleições em Israel

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia de câncer e diz que retomará atividades gradualmente

O que está acontecendo na França? Protestos terminam em saques e 1.800 prisões

Disputa por poder na Casa Branca se intensifica diante de possível derrota de Trump nas 'midterms'