Mundo

CEO da Oracle quer converter ilha no Havaí em laboratório

Terceiro homem mais rico dos Estados Unidos, o empresário Larry Ellison vai transformar a sua pequena ilha havaiana de Lanai em uma oficina para experimentos “verdes”


	Ellison: terceiro homem mais ricos dos EUA sonha com uma ilha movida a energia solar
 (Getty Images)

Ellison: terceiro homem mais ricos dos EUA sonha com uma ilha movida a energia solar (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 17 de outubro de 2012 às 17h39.

São Paulo - O que você faria se tivesse uma ilha para chamar de sua? Larry Ellison, CEO da gigante da informática Oracle e o terceiro homem mais rico dos Estados Unidos já tem tudo planejado. Depois de comprar a ilha de Lanai, no Havaí, pela “bagatela” de 500 milhões de dólares, Ellison quer transformá-la em um laboratório ecológico de tecnologias limpas.

A começar pela energia, 100% renovável. De acordo com o britânico Telegraph, para atingir esse propósito, o multimilionário planeja instalar paineis solares por toda a região. Mas os sonhos verdes de Ellison não se resumem a uma simples ilha totalmente movida pela luz do sol.

Ele deseja ainda transformar a água salgada do mar em água doce potável, própria para suprir o consumo da ilha. A ideia é recorrer à técnica de dessalinização, processo que vem ganhando importância no mundo, especialmente em Israel, diante dos problemas de escassez de água.

Tem mais. Para garantir o suprimento local de alimentos, o CEO da Oracle vai privilegiar a agricultura orgânica na ilha. O empreendedorismo tem lugar garantido aí. “Vamos apoiar os moradores locais no desenvolvimento desses pequenos negócios”, afirmou o empresário ao jornal.

Lanai é a menor ilha habitada e acessível ao público do estado havaiano e desde 1985 pertencia ao bilionário americano David Murdock. Na ponta do lápis, Ellison comprou 98% dos 365 quilômetros quadrados da ilha.

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEnergiaEnergia solarInfraestruturaLarry EllisonMilionáriosOracleSustentabilidadeTecnologia da informaçãoTecnologias limpas

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame