Mundo

Casa de shows Bataclan será reformada e reaberta este ano

O Bataclan, que sofreu um atentado terrorista em novembro nos ataques de Paris, é uma das casas de espetáculos mais famosas da cidade


	Show do grupo Eagles of Death Metal, momentos antes do ataque: o Bataclan é uma das casas de espetáculos mais famosas de Paris
 (Marion Ruszniewski/AFP)

Show do grupo Eagles of Death Metal, momentos antes do ataque: o Bataclan é uma das casas de espetáculos mais famosas de Paris (Marion Ruszniewski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 16h45.

A casa de shows Bataclan, onde 90 pessoas foram mortas em 13 de novembro por três jihadistas nos ataques de Paris, será reformada e reabrirá no final de 2016, anunciou a sua direção.

"Hoje queremos compartilhar com vocês uma novidade importante: decidimos reformar o Bataclan. Faremos o nosso melhor para receber novos shows antes do final de 2016", indica um comunicado.

O sócio majoritário do Bataclan, o grupo Lagardère, informou à AFP que "fará todo o possível para reabrir a casa até o final de 2016". As obras, no entanto, ainda não começaram, disse a empresa.

No início de dezembro, os dois diretores históricos da casa, e Olivier Poubelle e Jules Frutos, que também são co-proprietários, já haviam anunciado que queriam uma reabertura em 2016.

O Bataclan é uma das casas de espetáculos mais famosas de Paris, com uma capacidade de cerca de 1.500 pessoas.

Localizado no centro-leste da capital, a casa organizava um show dos Eagles Of Death Metal grupo, uma banda de rock americana, quando três jihadistas armados vestindo cintos explosivos entraram e dispararam indiscriminadamente contra o público presente.

Desde sua reinauguração na década de 1970, a casa tornou-se um local popular das noites parisienses, recebendo muitas estrelas da música francesa e internacional.

Construída em 1864 sob o nome "Grand Café chinois - Théâatre Bataclan", depois reaberta em 1952, seu nome refere-se a Ba-ta-clan, uma opereta de Offenbach. A propriedade é um monumento histórico.

Acompanhe tudo sobre:ArteEstado IslâmicoIndústria da músicaMúsicaShows-de-músicaTerrorismo

Mais de Mundo

'Continuaremos na luta', diz Edmundo González após chegar na Espanha, onde recebeu asilo

Grécia promete medidas contra excesso de turistas e aluguéis de curto prazo por plataformas

Lula se reúne com secretária-geral do Itamaraty para discutir situação da Venezuela

Número de mortos devido à passagem do tufão Yagi no Vietnã sobe para 14

Mais na Exame