Mundo

Carro produz mais energia do que consome

O modelo foi criado para a montadora francesa Renault e segue a linha dos modelos compactos, que têm ganhado força nas grandes cidades mundiais


	Carro elétrico da Renault: Carro teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol e do reaproveitamento da energia cinética das frenagens
 (Divulgação)

Carro elétrico da Renault: Carro teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol e do reaproveitamento da energia cinética das frenagens (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 15h15.

São Paulo - O designer japonês Charlie Nghiem projetou o carro elétrico Renault Circular Economy 4L. O veículo conseguirá produzir mais energia do que consome.

O modelo foi criado para a montadora francesa Renault. Ele segue a linha dos modelos compactos, que têm ganhado força nas grandes cidades mundiais.

Segundo o projeto de Charlie Nghiem, o carro produz a energia necessária para o seu consumo e ainda consegue armazenar o excedente para o compartilhamento em rede. Assim, ele pode contribuir para a geração da energia elétrica consumida por uma comunidade.

Para isso, o carro teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol e do reaproveitamento da energia cinética das frenagens. Ele também usa sensores que transformam o calor em energia.

Com isso, o carro consegue produzir muito mais do que o necessário para o seu consumo. Dessa forma, ele também se torna um fornecedor de eletricidade, que pode ser canalizada por uma comunidade de moradores da vizinhança, por exemplo.

O carro também deve ser equipado com duas baterias. Uma delas mantém o carro em funcionamento. A segunda armazena o excedente para que a energia seja compartilhada em uma rede comunitária.

O sistema de produção continua em funcionamento até quando o carro está parado. Portanto, ele nunca é um elemento passivo de consumo. Sempre gera e troca energia com a rede.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosEmpresasEmpresas francesasRenaultVeículos

Mais de Mundo

EUA vai enviar aeronaves de combate ao Oriente Médio em meio a ameaças do Irã e aliados a Israel

Sem citar EUA, Amorim critica ‘interferências’ na Venezuela: ‘Os latino-americanos têm que resolver’

Trump promete taxas de juros mais baixas, mas presidente dos EUA não controla isso; entenda

Ex-chefes de Estado pedem a Lula e Petro que reconheçam vitória de Urrutia

Mais na Exame