Mundo

Carnaval da Mocidade vai ser 'movido' a biodiesel

Escola de samba fluminense é a primeira a desfilar com carros alegóricos abastecidos pelo combustível renovável

Ensaio técnico da Mocidade Independente na Marquês de Sapucaí, no Rio.  (Divulgação)

Ensaio técnico da Mocidade Independente na Marquês de Sapucaí, no Rio. (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 14h15.

São Paulo - Tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, a verde e branca Mocidade Independente de Padre Miguel é dona de um currículo de inovações que marcam história. À lista de criações originais, que inclui a famosa "paradinha", aquela pausa feita pela bateria durante a execução do samba-enredo, soma-se mais uma: todos os seus carros alegóricos serão abastecidos a biodiesel no desfile deste ano.

A escola, que escolheu a agricultura como tema para o samba-enredo “Parábola dos Divinos Semeadores”, utilizará cerca de 800 litros do óleo, produzido a partir de resíduos vegetais e animais. O enredo da Escola visa relembrar, em ritmo de comemoração, as origens agrárias e agrícolas do povo brasileiro.

Nos próximos dias, os motores já instalados nas alegorias da Mocidade serão vistoriados e passarão por testes. A iniciativa para utilizar o biocombustível no carnaval carioca é resultado de acordo entre a agremiação e as empresas produtoras do óleo, organizadas por meio da União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio).

Terceira escola a desfilar na segunda de carnaval (7/03), a agremiação de Padre Miguel também fez parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Postos de coleta serão montados no barracão da escola para recolher o óleo usado na cozinha que será encaminhado ao programa de reciclagem da secretaria.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisMeio ambientePreservação ambiental

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos