Mundo

Capriles exige que Chávez fale com população venezuelana

"Se o presidente da República pode assinar decretos, eu o chamo para que apareça", disse Caprilles


	Hugo Chávez: televisão estatal divulgou imagens nas quais Chávez delegou o comando político do país para o vice-presidente Nicolás Maduro.
 (Michael Nagle/Getty Images)

Hugo Chávez: televisão estatal divulgou imagens nas quais Chávez delegou o comando político do país para o vice-presidente Nicolás Maduro. (Michael Nagle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 15h39.

Caracas - O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, exigiu nesta quarta-feira que o presidente do país, Hugo Chávez, operado há cinco semanas em Cuba de um câncer, "apareça" e explique à população o que está se passando em seu governo, após ser divulgado que o líder assinou um decreto designando o novo chanceler.

"Se o presidente da República pode assinar decretos, eu o chamo para que apareça, fale com a Venezuela e lhe diga que é o que está se passando nesse governo, porque na Venezuela o que há é desgoverno", disse Capriles durante o juramento de seu cargo de governador do estado de Miranda.

Capriles se referiu ao decreto publicado hoje no Diário Oficial com a designação do ex-vice-presidente Elías Jaua como novo chanceler da Venezuela, na primeira decisão assinada pelo chefe de Estado desde que ele viajou para Cuba em 10 de dezembro.

Desde esta data, quando a televisão estatal divulgou imagens nas quais Chávez delegou o comando político do país para o vice-presidente Nicolás Maduro e tomou juramento do ministro da Defesa, Diego Molero, o governante não apareceu e seu estado de saúde é informado por meio de comunicados divulgados pelo governo.

Ao discursar em nome do chefe de Estado em uma sessão da Assembleia Nacional para entregar o relatório de gestão 2012, Maduro anunciou que Chávez, hospitalizado em Havana, decidiu designar Jaua como novo ministro das Relações Exteriores.

Jaua substituiu o próprio Maduro, que atuava como chanceler desde agosto de 2006.

Capriles, que derrotou o novo ministro nas eleições regionais de 16 de dezembro pelo governo de Miranda, disse durante seu discurso de hoje que agora que Jaua perdeu o governo estadual é "premiado com a chancelaria". 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de um cessar-fogo, diz embaixador israelense nos EUA